top of page
ITAERCIO ROCHA

Especialização: Estudos Contemporâneos em Dança - UFBA e FAV.

Graduação: Educação Artística com habilitação em artes cênicas pela FAP - Faculdades de Artes do Paraná.

Itaercio Rocha atuou e dirigiu espetáculos com o grupo Mundaréu, como “Guarnicê”, uma singela opereta popular, “As Aventuras de Uma Viúva Alucinada”, “Cortejo Natalino”, “Embala Eu”, “Bambaê da Bicharada”, “No Pé do Lajero”, “A História do Homem Que Saiu Pelo Mundo A Fora Para Aprender a Tremer e Se Arrepiar” e “Adamastô”. Criou e produziu dois espetáculos solo em teatro de animação: Baé (Contos e cantos populares em teatro de animação), em 1996; e Seu Bala (Autos populares), em 2008.

Desde 2001, presta assessoria para eventos culturais e artísticos no CEAT (Centro Educacional Anísio Teixeira), no Rio de Janeiro. Em 2008, lançou o Livro/CD “Como é Bom Festa Junina III”, em parceria com Mara Fontoura, com quem também escreveu o livro “Como Diz o Ditado”. Lançou ainda os CDs “Cancioneiro Popular”, tendo como entidade beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe em 2009, e o CD “Encanto de Brincar” em 2013. Neste último, dirigiu e atuou também no espetáculo que deu origem ao CD. Ainda no Hospital Pequeno Príncipe, coordenou oficinas de cultura popular em 2015, que culminaram em um show, encenado por grande elenco de atores e músicos, em que dirigiu e atuou, chamado "Boi Bumbando na Congada".

 

Em 2006, lançou seu primeiro CD com canções de sua própria autoria, “Chegadim”. A partir deste trabalho, realizou diversos shows em Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado do Paraná, por meio do Prêmio de Circulação de Espetáculos de Música da Secretaria de Estado da Cultura (2010, 2012 e 2013). Em 2016, lançou o show “Caboclo”, o segundo realizado a partir de músicas autorais. Também em 2016, participou do Festival de Dança de Joinville como jurado e ministrando a oficina "Dança Populares". Em outubro deste mesmo ano, participou como curador e oficineiro do Festiba (Festival de bonecos de Curitiba).

Em 2017, estreou os shows "Ita Canções", voz e violão e canções autorais, "Por Consolação" canções da MPB acompanhado pelo músico Matheus Braga, e "Canturiás do Tatá", que apresenta músicas da tradição oral, do cancioneiro popular e autorais.

O segundo álbum solo “Caboclo” foi lançado em 2018, produzido no Rio de Janeiro, as canções do disco têm mais de 14 ritmos em suas 14 faixas. Composições que tem caixa do Divino Espírito Santo, Bum-Meu-Boi e seus sotaques, Tambor de Minaafoxé, entre outros. As músicas são de Itaercio e alguns parceiros: Thayana Barbosa, Daniel Fernandes, Du Gomide, André Abujamra e Matheus Braga e os arranjos são de Fred Pedrosa, Du Gomide, Matheus Braga e Itaercio Rocha. O álbum foi lançado no Teatro Paiol, em Curitiba.

bottom of page